Unicred
Unicred – Memorial Descritivo
O partido arquitetônico adotado, para uma cooperativa financeira, é de um prédio contemporâneo com elementos que transparece solidez, transparência, tecnologia, austeridade e modernidade, expresso nos materiais e na volumetria. Priorizei soluções que refletisse num prédio com orçamento racional, compatível com a realidade econômica.
Em função da localização (tráfego intenso na Rua Alaor Prata) e nas dimensões reduzidas do terreno, é conveniente que o sistema construtivo do prédio seja em estrutura metálica / perfis “I”; lajes steel deck; vedações externas em alvenaria e internas em drywall; esquadrias em alumínio anodizado prata, com vidros verdes; brises: tela / chapa metálica expandida em alumínio.
Nos pavimentos do térreo e 40 pavto seria granito cinza andorinha.
Já nos 10, 20 e 30 pavimentos (administrativos) seria aconselhável o uso do piso elevado, pois facilita a alteração dos layouts sem a preocupação com as fiações elétricas, telefonia e lógica. O piso elevado pode receber qualquer acabamento, tais como: granito, porcelanato, melamínico, carpete, madeira, etc.
Visando um espaço com conforto ambiental, projetamos para atender o conforto térmico, os brises nas esquadrias: tela / chapa metálica expandida, que além de proteger a incidência solar direta nos vidros, também camufla as condensadoras do ar condicionado – tipo split; para o conforto acústico será empregado o forro mineral acústico e para o conforto lumínico empregaremos luminárias de LEDs, além da economia energética.
Como profissional e professor da área, não poderia deixar de sugerir o uso das técnicas de uso racional de energia solar (fotovoltaica) e reaproveitamento da água de chuva e das minas que brotarão na remoção da pedra sabão, quando da execução dos 02 subsolos / garagens.
Como projetei e acompanhei a execução do prédio anexo, da Unimed, construído há 23 anos, encontramos inúmeras minas, mas naquela época não havia a preocupação do reaproveitamento de água das minas e de chuva.
O programa de necessidades (ambientes internos) do prédio foi discutido com os diretores e funcionários, visando um bom funcionamento, como também, todas as especificações dos materiais, acabamentos e cores. Como sugestão apresento a seguinte ocupação funcional de cada pavimento:
Subsolo II – estacionamento com 09 vagas
Subsolo I – estacionamento com 09 vagas
Térreo – atendimento de cooperados e público
10 pavto – atendimento de cooperados e público
20 pavto – administrativo
30 pavto – presidência do conselho, salas dos diretores executivo / administrativo e sala multiuso
40 pavto – espaço gourmet, conforto de funcionários e terraço.
Enfim o objetivo é um prédio que absorva todos seus funcionários atuais e futuros, e atenda aos cooperados e público com todo conforto.